Fantástica. Outra palavra não poderia definir melhor a aula de campo da turma do 2ª ano do ensino médio da Coperil na região da Paulo Afonso-BA e Piranhas-AL.
Foram 3 dias de muita aventura, conhecimento e diversão.
Iniciamos nosso passeio conhecendo a cooperativa educacional do Xingó. Momento de trocas de experiências no ramo educacional do cooperativisimo.
Nosso roteiro continuou pela grandiosa estrutura da Hidrelétrica de Paulo fonso, construída entre 1948 e 1958. Pensada e executada dentro de uma política de desenvolvimento nacionalista encabeçada por getulio vargas, a obra se insere no contexto da indústria de base. Repressa, turbinas, sala de controle, nada escapou ao olhar dos alunos.
Para encerrar nosso primeiro dia, nada melhor que conhecer a famosa Prainha de Paulo Afonso e comer um delioso peixe as margens do velho chico.
No segundo dia, logo cedo, partimos para Piranhas, Alagoas. A histórica cidade alagoana, refúgio do boêmio altemar dutra, foi o destino para nosso encontro mais íntimo com o velho chico e com a história do cangaço. Da pequena cidade pegamos um catamarã e nos deleitamos nas águas calmas do grande rio até a chegada ao eco parque cangaço. Além dos encantos para um merecido descanço o local fica a um quilometro de onde Lampião, Maria bonita e alguns do seu bando morreram. Claro que fomos lá conferir um pouco da grandiosa história do cangaço.
O segundo dia findou-se as margens do Rio São Franciso.
No último dia, mais aventura e integração. A programação ficou a cargo da Cooperativa de Xingó que nos preparou um momento com o dragon boat, uma especie de canoagem para 20 pessoas. Experiência sensacional.
E foi assim… Ano que vem tem mais… rumo ao terceirão galera.