Aniversário é marcado por ato comemorativo na ALBA
A comemoração dos 30 anos da Cooperativa Educacional de Irecê, escola COPERIL, maior cooperativa de ensino do estado da Bahia, foi marcada por homenagens de diferentes setores da sociedade.
A escola, que fez 30 anos de história nesta terça-feira, 07/12/21, foi homenageada em ato comemorativo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) segunda-feira, 06/12, em Salvador. A iniciativa, transmitida virtualmente, foi promovida pelo deputado estadual Jacó Lula (PT).
O evento contou com a participação do prefeito de Irecê Elmo Vaz; do presidente da Federação das Cooperativas Educacionais do Estado da Bahia Gilson Menezes; do representante do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia Jair Romoaldo; da Diretora Territorial de Educação/Irecê/SEC/BA Fabrízia Pires, além de outros honrosos representantes da comunidade educacional da Bahia.
“A Coperil é uma parceira da rede municipal de educação de Irecê, sempre esteve presente quando precisamos e a reciproca é verdadeira. Ela é patrimônio do município e da região de Irecê e merece louvor pelo seu tamanho e envergadura, fruto da eficiência de uma excelente gestão educacional”, destacou o prefeito de Irecê Elmo Vaz.
Complementou ainda o deputado estadual Jacó que a “Coperil era para ter recebido essa homenagem muito antes, quando fez seus 10 anos de existência, seus 20, mas só agora é que isso está acontecendo. Fico extremamente feliz em estar promovendo este momento de reconhecimento na Assembleia Legislativa pelos serviços educacionais da Coperil prestados na formação de seres humanos”.
Na ocasião, a presidente do Conselho de Administração da Coperil Alaerte Aronia destacou que “em nome da comunidade interna da Coperil – pais, alunos, professores, funcionários – agradecemos essa homenagem. Confiamos que ao investir na formação de crianças e jovens por meio da educação podemos fortalecer e desenvolver o país, por isso temos como missão proporcionar educação de qualidade contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com os princípios éticos, sociais e cooperativos”.
O ato contou também com a presença da diretora pedagógica da Coperil Jorgina Chaves, com a coordenadora financeira Éster Cristina e, representado os professores, com a participação do professor João Paulo e Joiran Barreto.
JACÓ – Deputado Estadual
JAIR ROMUALDO – Conselheiro da Oceb
Rogério Santos Amorim – Presidente da Câmara Municipal de Irecê
JACÓ – Deputado Estadual
“Nós precisamos reconhecer e mostrar para a Bahia que o cooperativismo é um caminho para desenvolver diversos setores da nossa sociedade, inclusive o setor educacional. Nós temos outras experiências aqui na Bahia, mas Coperil é uma referência. Em 30 anos já formou muita gente, que tem as melhores notas do Enem, que permite que os filhos da classe trabalhadora tenham condições de cursar universidades. A cooperativa começou devagarinho, com muitas dificuldades, e foi crescendo ano após ano. E hoje é uma referência pela sua qualidade de ensino, pela sua estrutura.”
JAIR ROMUALDO – Conselheiro da Oceb
“O cooperativismo tem princípios, que incluem a formação e educação. A Cooperil faz esse princípio ser executado na prática diária. Faz com que a cultura da cooperação seja disseminada durante a formação dada para os alunos. Gostaria de aproveitar a oportunidade, de estar nesta mesa e provocar esta casa para que se comprometa também com a inclusão da disciplina “educação cooperativista” e “educação política” nas grades curriculares das escolas públicas de nosso estado., com toda certeza sairíamos ganhando muito. Formaríamos cidadão mais antenados e mais comprometidos com o coletivo.”
Rogério Santos Amorim – Presidente da Câmara Municipal de Irecê
“A Coperil é uma parceira da rede municipal de ensino. Portanto não é qualquer cidade da Bahia, ou do Brasil, que tem uma instituição com a envergadura da Coperil. Eu acompanho a cooperativa desde o início, vi como ela nasceu e como atua hoje. Uma gestão cada vez mais eficiente e inovadora, digna de elogios. Tenho certeza que ela vai muito mais longe.”
*Fotos Brenda Gomes (OCEB)